Para certificar-se de que o prédio não possui nada comprometedor em suas instalações, é necessário aplicar a inspeção predial. Saiba como aqui, com a Nova LRB.
A inspeção predial é um momento muito aguardado pelos síndicos, podemos dizer assim. Afinal, ela identifica falhas que comprometem a segurança do prédio e dos seus moradores, além de ajudar a mapear investimentos.
Mas o que é exatamente? Confira abaixo.
O que é a inspeção predial?
A inspeção predial é um conjunto de atividades de avaliação das condições técnicas de um prédio, do subsolo ao topo. Assim, é possível identificar causas de anomalias e falhas de manutenção significativas para a segurança de um edifício.
Nesse sentido, todas as observações - se existirem - serão classificadas em níveis de importância e as medidas necessárias serão indicadas. Porém, o serviço de inspeção predial não é tão aprofundado, é mais como se fosse um “check up” do condomínio.
Imaginamos que você deve estar notando alguma semelhança com a manutenção preventiva, mas calma, existe diferença entre elas. Basicamente, a inspeção determina as condições técnicas, funcionais e de conservação de um prédio, direcionando o plano de manutenção.
Checklist da inspeção predial
A fim de facilitar a sua jornada, a Nova LRB preparou para você, síndico, um pequeno checklist de itens a serem analisados durante a inspeção do seu condomínio. Para uma melhor compreensão e organização, dividimos as tarefas por topo, andar, térreo e subsolo, tá bom? Vamos lá.
No topo
Aqui, levaremos em consideração a infraestrutura do prédio. Por exemplo, é imprescindível verificar itens como caixa d’água, para-raios e a casa máquina de elevadores. Verifique se estão todos ok, caso não estejam, identifique os problemas e as medidas que serão tomadas por você ou por terceiros.
Pelos andares
Agora, vamos considerar a segurança dos condôminos. Assim, é importante checar se os extintores estão em perfeito estado, como está a iluminação dos andares e se as portas corta-fogo estão funcionando corretamente.
Térreo/ Subsolo
Finalmente, vamos falar do térreo e do subsolo. Conforme falamos de segurança no primeiro tópico, vale reforçar algumas questões aqui também.
Então, é importante dar um “check” na portaria - câmeras, interfones e travas. O playground também merece um ponto de atenção, afinal, muitas crianças frequentam o local. Portanto, verifique as condições dos brinquedos.
Por fim, é imprescindível conferir as condições do quadro de força e se ele está bem protegido, sem nada exposto e longe de oferecer riscos aos moradores.
Lembre-se sempre de classificar em:
✅Ok
✅Problemas
✅ Medidas
Vale lembrar que a inspeção predial não é algo obrigatório dentro dos condomínios, dependendo do Estado e do Município. Contudo, é sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
Já identificou os pontos que precisam de melhorias em seu prédio, é o momento de focar nas manutenções. Então leia também: Como aplicar a manutenção preventiva em seu condomínio.