As baixas taxas de juros chamaram a atenção daqueles que buscam comprar uma casa, e a valorização dos preços das propriedades atraiu quem quis investir de forma segura em 2020. Mas será que esse cenário também está colocado neste ano de 2021 para o mercado imobiliário?
Após conturbados períodos que afetaram o mercado imobiliário de 2014 a 2016, a expectativa para 2020 era de crescimento. Entretanto, a pandemia também nesse setor gerou os seus impactos. Enquanto diversos setores da economia decresciam, a grande novidade foi que, a partir do mês de julho, houve um novo cenário favorável para o mercado imobiliário, com pico de vendas de unidades habitacionais em agosto.
As taxas de juros historicamente baixas foram parte de impulsionar o crescimento das vendas de imóveis no ano passado e, ao que tudo indica, esse cenário seguirá neste ano de 2021 e poderá continuar sendo esse motor de aquecimento para o mercado imobiliário.
Isso, concretamente, significa que as condições para investimentos longos estão vantajosas, ou seja, é um ótimo momento para pensar sobre financiamento de imóveis, por exemplo. E foi justamente essa a escolha de milhares de brasileiros.
Esse cenário favorável para o setor tem outras consequências como, por exemplo, a migração para o setor imobiliário de investidores em renda variável. Como o mercado tem dado retornos positivos, ele chama atenção e atrai novos negócios. É claro que as incertezas em relação ao futuro do país na pandemia estão postas, mas justamente por isso é que investir em imóveis tem se tornado uma opção mais procurada por tantas pessoas, afinal, é tida como uma forma de investimento mais segura, que não sofre com as bruscas oscilações cotidianas, como pudemos assistir na Bolsa ao longo dos últimos meses.
O que isso tudo significa?
Significa que investir em um imóvel possui muitas vantagens neste começo de ano. Significa que, seja pela via de financiamento ou à vista, os imóveis estão mais baratos e apresentam maior segurança àqueles que possuem receio de perder dinheiro com investimentos arriscados. Isso é o que vem apontando diversos especialistas em diversos veículos de informação e comunicação.
Entretanto, esse cenário é variável. Como sabemos, a pandemia tem interferido diretamente em diversos setores econômicos do país e ainda muita coisa pode mudar. Não esperávamos uma pandemia, mas o mercado financeiro conseguiu responder positivamente aos desafios, entretanto esse cenário está sujeito a sofrer mudanças a qualquer momento. Se eventualmente a taxa de juros volte a subir, será necessário colocar na ponta do lápis e conferir o que vale mais a pena: financiar ou alugar.
Agora, por outro lado, se estivermos próximos de um cenário promissor, com injeção de grandes investimentos na economia e cenário de maior estabilidade, outras formas de investimentos passarão a ser vantajosas e o mercado imobiliário poderá ser considerado como segunda opção.
Por fim, aproveite a oportunidade e invista em imóveis! Faça a sua pesquisa e comprove que isso poderá trazer excelentes frutos para o seu futuro. Entre no site da NOVALRB e conheça as ofertas únicas que estamos apresentando neste momento. Essa pode ser a sua grande oportunidade!
VOLTAR