Síndico, seu condomínio faz a coleta seletiva? Fazer a separação correta dos materiais recicláveis, resíduos orgânicos, radioativos, entre outros, é muito importante. Afinal, evita que esses materiais sejam simplesmente descartados na natureza.
Essa pauta ganha cada vez mais importância. Afinal, no Brasil, o interesse pela sustentabilidade aumentou muito. Segundo dados internos do Google, 27% da população se preocupa com o lixo produzido. As buscas por descarte, redução ou reciclagem do lixo aumentaram 225% e, desses números, 19% representa o interesse pela coleta seletiva.
Quer saber como seu condomínio pode fazer esse tipo de coleta? Confira abaixo.
Dicas para implantar a coleta seletiva no seu condomínio
1. Tenha um plano
Um plano de ação é o seu ponto de partida. Com ele, é possível ter o controle de todos os passos que serão dados, assim como todas as etapas do processo. Tenha tudo anotado, desde quem vai participar até os tipos de materiais que serão coletados.
2. Conscientize os moradores
Moradores e funcionários precisam estar cientes da iniciativa e de seu papel na coleta seletiva. Dessa forma, cada um será responsável por realizar corretamente o descarte do lixo produzido. Para reforçar ainda mais a ideia entre os condôminos, realize assembleias e aborde o assunto com os moradores.
3. Seu condomínio possui os locais certos para o descarte?
Os materiais recicláveis possuem um volume 10 vezes maior que o seu peso. Por isso, é imprescindível pensar nos locais em que serão descartados. Esses espaços devem ser suficientes para comportar os recicláveis.
Normalmente, são utilizadas aquelas famosas lixeiras coloridas, com cada cor destinada para um tipo de lixo específico. Para condomínios elas podem ser muito úteis também. No entanto, é necessário pensar na estrutura do prédio e nos locais em que elas serão instaladas, para não atrapalhar o fluxo de passagem dos moradores.
4. Procure fazer parcerias ou empresas especializadas
Para o descarte adequado dos materiais da coleta seletiva realizada em seu condomínio, procure por empresas especializadas e catadores de recicláveis. Assim, você garante que o lixo terá uma destinação adequada e poderá ser reaproveitado.
5. Orçamento
Para que seu prédio possua a estrutura adequada para esse tipo de serviço, automaticamente você terá que mexer no seu orçamento. Por isso, é imprescindível verificar como está o caixa do condomínio antes de implantar o serviço.
Sustentabilidade é responsabilidade de todos
Vamos lá: uma casa com dois moradores é capaz de produzir um saco com 100 litros de materiais recicláveis por semana. Outra, com 4 pessoas, 200, de acordo com o Instituto Muda. Isso deixa muito claro o quanto todos precisam ser responsáveis pelo descarte do seu próprio lixo, não é?
Curtiu o blog? Temos muito mais conteúdos que podem auxiliar na melhoria do seu condomínio. Vale a pena conferir. 😉