A gente sabe que alugar um imóvel pode ser um pouco difícil no começo, por isso é indispensável ter um bom planejamento.
É muito importante ter uma boa organização financeira antes de assinar um contrato de aluguel. Analisar todos os gastos e despesas necessárias, como a conta de água, luz e outros, é fundamental!
Nós preparamos algumas dicas para ajudar você a alcançar essa conquista que é um passo muito importante na vida.
1. Escolha um imóvel que caiba em seu orçamento
Definir o valor de quanto você deseja pagar de aluguel é muito importante para não colocar em risco seu orçamento mensal. Leve em consideração que esse valor não ultrapasse 30% da sua renda, caso contrário, é bom ficar alerta no seu planejamento.
2. Escolha locais que facilitem sua rotina
O que significa morar bem para você? Acredite, essa questão vai muito além de ter um ambiente confortável, a localização é um dos pontos cruciais. Afinal, a região escolhida determina sua qualidade de vida e implica na sua economia.
Procure por regiões que possuam fácil acesso ao transporte público, verifique a distância para o seu local de trabalho, locais de seu interesse, serviços essenciais, entre outros.
3. Tenha tudo anotado! Quais as despesas iniciais?
O que você terá de gastar para pegar as chaves? Nesses casos é importante ter um fiador ou contratar um seguro-fiança.
Lembre-se: isso acabará se tornando um gasto mensal. É muito importante avaliar as condições do imóvel e se ele vai precisar de reformas ou pequenos reparos antes da sua hospedagem.
Caso o imóvel precise de algum ajuste, negocie o reembolso com o dono da propriedade e quando o dono devolverá o valor investido por você, se é após a reforma ou somente depois do término do contrato.
4. Acorde o reajuste anual
Você sabia que a Lei do Inquilinato prevê um reajuste anual baseado no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M)? Fique atento, pois em seu contrato de aluguel deve constar essa informação.
Se na hora da renovação do mesmo, o aumento for maior que o IGP-M, algo está errado e o reajuste possivelmente extrapolará o verdadeiro valor a ser cobrado.
Dependendo da situação, propor um reajuste menor pode ser uma solução.
Essas foram apenas algumas dicas para você elaborar um bom planejamento financeiro antes de partir para o aluguel. Anotou tudo?
Gostou? Deixe nos comentários sugestões de temas, teremos o maior prazer em ajudar!